Planejamento público e gerenciamento de crises na pandemia da Covid-19 em destinos turísticos no Brasil: Ações sustentáveis ou reações econômicas?

Elias José Mediotte, Magnus Luiz Emmendoerfer, Yuri Tomaz Santos, Brendow Oliveira Fraga

Resumo


O impacto causado pela crise epidemiológica da Covid-19 nos municípios turísticos brasileiros exige da governança local a implementação de ações de enfrentamento e gerenciamento da crise convulsionada pela suspensão das atividades do trade turístico. Assim sendo, e considerando a limitação de estudos teóricos e empíricos no âmbito da gestão de pandemias em destinos turísticos que articulem planejamento, gerenciamento de crises e governança, objetiva-se nesse trabalho apontar quais medidas são adotadas, em nível local, para o enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, no município de Tiradentes (Minas Gerais), tendo de um lado a possibilidade de reabertura e flexibilização das atividades econômicas e, de outro, as recomendações pelo isolamento social. A análise documental e de conteúdo possibilitaram considerar Tiradentes um município de governança atomizada, identificando priorização da dimensão econômica em desconformidade com os aspectos socioambientais e socioculturais e ausência de um planejamento que vise a recuperação dos impactos da Covid-19 no cenário pós-pandemia.

Palavras-chave


gerenciamento de crises; planejamento público sustentável; governança turística; destinos turísticos; pandemia da Covid-19

Texto Completo:

PDF